Alimentação & Receitas

 

Estamos em época de festas e a Laranja é a rainha desta receita. Do grupo dos citrinos. A laranja, mais doce ou mais ácida, é refrescante e bastante aromática, sendo a sua utilização na culinária variada: dos doces, aos salgados, sem esquecer as bebidas deliciosas que se podem preparar com ela. Característica da época de inverno, a laranja é uma aliada da saude, fornecendo-nos vários nutrientes, sobretudo vitaminas que nos ajudam a enfrentar os meses mais frios.

 

A alimentação em hemodiálise não é significado de uma alimentação sem sabor e cor. Mesmo com todos os cuidados alimentares que fazem parte, será importante variar a confecção dos alimentos de forma a não tornar a dieta monótona e sem paladar.

 

As laranjas dividem-se em quatro grandes grupos: a persa, a navel, a sanguínea e a doce. A laranja utilizada nesta receita é a navel, uma das variedades mais comuns existentes no mercado. Apresentam um pequeno orifício na base (com aspecto de umbigo). São muito versáteis na culinária, porque descascam-se facilmente e os seus gomos soltam-se sem grande dificuldade. São grandes, sumarentas e sem caroços. O seu sabor é excelente.

 

(Hemodiálise) - A laranja, rica em potássio, o que obriga a que a sua ingestão seja muito moderada e em dose equilibrada.  Assim, é importante que a ingestão deste alimento cumpra com as porções específicas e definidas, para não proporcionar uma acumulação excessiva de potássio no sangue: 120g de Laranja (sem casca) .

 

Bolo de Laranja Caramelizada

  • 3 ovos

  • 200g de açúcar

  • 2 colheres de sopa de mel

  • 125g de manteiga raspa de

  • 1 laranja grande

  • 200g de farinha

  • 5g de fermento em pó

  • sumo de uma laranja grande

  • 1 colher de sopa de canela

 

Caramelo

  • 100g de açúcar

  • sumo de 1 laranja grande

 

Comece por fazer o caramelo, com o açúcar e o sumo de laranja. Cubra o fundo de uma forma com ele e barre as laterais com manteiga. Corte uma laranja em rodelas muito finas e coloque por cima do caramelo, depois de frio. Seguidamente bata as gemas com o açúcar, a manteiga, o mel, a canela e a raspa de laranja, até obter um creme. Junte a farinha misturada com o fermento, aos poucos, alternando com o sumo de laranja. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa. Leve ao forno a cozer cerca de 35/40 minutos, a 180ºC. Deixe o bolo arrefecer na forma. Quando for para desenformar, passe o fundo no bico do fogão para derreter o caramelo e desenformar.

 

Normalmente não há necessidade de fazer restrição de potássio na diálise peritoneal cerca de 30% do potássio ingerido é excretado através das fezes e os restantes 70% são eliminados pela urina e dialisato.

 

 

Fruta da Época

 

 

Nota:

Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (fim semana) sem fazer hemodiálise.

Publicado: Mataloto | 2017-12-21 10:46 Última atualização: 2017-12-21 12:52:22 Fonte: Tags : Alimentação, Doces & Sobremesas, Receita
Partilhar:
Cláudia Silva Mataloto

 

A "Fruta da Época", mais do que uma marca e do que uma rubrica no nosso portal, é um estilo de vida que vai conquistar todos aqueles que valorizam uma alimentação saudável, tendo por base a fruta, consumida de preferência na sua época de frutificação.

A fruta pode ser consumida de diferentes formas e não apenas crua. Em pratos salgados, doces ou em bebidas. A criatividade e a sua conjugação com outros ingredientes podem fazer do seu consumo uma agradável experiência, mesmo para quem não seja adepto deste tipo de alimentos, em particular as crianças. As receitas da "Fruta da Época" vão mostrar-lhe que uma fruta não é apenas uma fruta, mas sim uma experiência deliciosa que pode ser partilhada.

Artigos Relacionados
Comentários