Alimentação & Receitas

 

Os cogumelos pertencem ao grupo dos fungos e em Portugal existem identificadas 300 espécies. Contudo, destas pouco mais de uma dezena são comestíveis. Os cogumelos são um excelente alimento e, do ponto de vista nutricional tem um baixo valor calórico e baixa quantidade de gordura. Apresentam um valor proteico considerável, fibra, vitaminas, minerais e substâncias com característicos antioxidantes.

 

Creme de Cogumelos

  • 450 g de cogumelos (enlatados escorridos - tem menos potássio)

  • 3 batatas

  • 1 cenoura

  • 1 alho francês

  • 1 cebola

  • 100 g de manteiga

  • 200 ml de natas

  • Noz-moscada q.b.

  • Cebolinho q.b.

  • Azeite q.b.

 

Corte os legumes e refogue-os em manteiga, até ficarem translúcidos, incluindo 300 g de cogumelos. Cubra com água quente e deixe cozer (a água deve ficar um pouco acima dos legumes, mas não muito).

Com a varinha mágica, fora do lume, triture o creme. Acrescente as natas e a noz-moscada. Tempere de sal. Envolva e deixe levantar novamente fervura.

Pique os cogumelos que deixou de lado e refogue-os num fio de azeite. 

Sirva por cima do creme, com cebolinho picado.

 

Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças. Ler +

 

 

Existem algumas medidas práticas de redução do teor de potássio nos alimentos, tais como: a fervura, a imersão (colocar de molho) e ainda o tamanho do corte dos alimentos.

O potássio está presente em quase todos os alimentos, mas é amplamente conhecido por estar em maior concentração nas frutas, produtos hortícolas, tubérculos, leguminosas e também em alguns alimentos de origem animal.

Os alimentos deverão estar de molho em água abundante, à temperatura ambiente ou morna, preferencialmente durante 24 horas. Se possível, trocar a água a cada 4 horas.

Os alimentos com pele devem ser descascados antes de serem cortados e submetidos à demolha, caso contrário não perdem potássio.

Métodos de confeção também podem condicionar o teor de potássio dos alimentos. Nos assados e grelhados, os alimentos devem ser sempre previamente demolhados e submetidos a uma fervura de 10 minutos. A fritura é o que leva a menor perda de potássio, seguido do assado, do estufado e depois o cozido.

 

 

Fruta da Época

 

Nota:

Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, fósforo, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (fim semana) sem fazer hemodiálise.

Publicado: Mataloto | 2018-02-09 11:17 Última atualização: 2018-02-09 11:41:17 Fonte: Tags : Alimentação, Receita
Partilhar:
Cláudia Silva Mataloto

 

A "Fruta da Época", mais do que uma marca e do que uma rubrica no nosso portal, é um estilo de vida que vai conquistar todos aqueles que valorizam uma alimentação saudável, tendo por base a fruta, consumida de preferência na sua época de frutificação.

A fruta pode ser consumida de diferentes formas e não apenas crua. Em pratos salgados, doces ou em bebidas. A criatividade e a sua conjugação com outros ingredientes podem fazer do seu consumo uma agradável experiência, mesmo para quem não seja adepto deste tipo de alimentos, em particular as crianças. As receitas da "Fruta da Época" vão mostrar-lhe que uma fruta não é apenas uma fruta, mas sim uma experiência deliciosa que pode ser partilhada.

Comentários