Notícias

Maio, Mês do Coração

 

A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação.

As pessoas que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas.

 

Quanto mais avançada for a falência dos rins, maior é a probabilidade de haver também doença cardiovascular, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e doença coronária, de forma que o doente renal apresenta dez vezes mais probabilidade de morrer por enfarte do miocárdio

 

Uma grande percentagem de doentes com doença renal crónica apresenta pressão arterial elevada e aumento dos níveis de colesterol no sangue. A hipertensão arterial e a diabetes, sobretudo a tipo 2, são as principais motivadoras de doença renal crónica no Mundo.

Para reduzir os riscos de problemas cardíacos e renais, andar a pé pelo menos 30 minutos por dia, durante cinco vezes por semana e beber bastantes líquidos,  reduzir a ingestão de sal e reduzir o excesso de peso (evitando as gorduras e o açúcar, e bebendo álcool com moderação), baixar a pressão arterial elevada, abandonar o tabaco, e manter o açúcar no sangue controlado se for diabético. Estes são alguns dos procedimentos simples que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença renal e que consequentemente diminuem o risco de doença cardiovascular.

Alteração na cor da urina (que se torna mais turva e escura), a hipertensão, diabetes, inchaço à volta dos olhos e nas pernas, dor lombar, falta de força ou fadiga, anemia, náuseas, vómitos matinais e falta de ar são os dez sintomas principais que indicam que um pessoa sofre de doença renal crónica.

Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal.

 

Publicado: portaldadialise | 2017-05-07 00:00 Última atualização: 2017-05-07 11:26:12 Fonte: Tags : Coração, Exercício físico
Partilhar:
Portal da Diálise

"Privilegia informação clara sobre a doença renal, assentando numa base de conhecimentos científicos actualizados"

Artigos Relacionados
Comentários