Alimentação & Receitas

No momento em que lhe é diagnosticada a falência renal e contacta com a sua nova condição de vida associada a um estado de saúde que obriga a um tratamento regular substituto da função renal, são imensas as questões que se colocam, as dúvidas, os receios e as incertezas.

No que diz respeito aos alimentos que, habitualmente, aparecem conotados de uma forma mais negativa, pela sua quantidade de potássio, não têm que ser obrigatoriamente eliminados da sua alimentação, contudo, o facto de serem alimentos que mais facilmente aumentam os níveis de potássio no sangue, devem ser evitados na alimentação diária e ingeridos de um modo muito regrado, como lhe será aconselhamento pelo seu nutricionista ou dietista.

Muitas das vezes, ou pela necessidade de um esclarecimento rápido, ou pela preocupação em consolidar toda a informação que se recebe ou por mera curiosidade, as pessoas são levadas a recorrer a diversas fontes de informação, generalistas e ligadas às redes sociais. Este é um procedimento viável e, na maior parte das vezes, leva-nos a fontes com adequados conteúdos técnicos, contudo, o facto de nesses locais, como neste e noutros sites, a mensagem ter de ser transmitida de um modo a abranger a maior parte das pessoas, circunstâncias e situações mais comuns, a recepção da informação terá de ter em conta essa condição. Assim, remetemos sempre para a necessidade de procurar um aconselhamento individualizado e personalizado, realizado em Consulta de Nutrição e Dietética.

 

Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.

 

Mousse de chocolate com abacate

  • 6 abacates

  • 125 g chocolate em pó (chocolate em barra, culinária apresenta menos potássio)

  • 1 colher de sopa de mel

  • sumo de 1/2 limão (opcional)

 

Descasque os abacates e retire o caroço. 

Coloque num copo fundo e acrescente o chocolate em pó e o mel. Triture com a varinha mágica, até conseguir uma consistência homogénea.

Coloque em taças individuais e leve ao frigorífico. Antes de servir decore com raspas de chocolate.

 

 

Portanto, pode ser necessário fazer ajustes na gestão da sua dieta com a ajuda do seu enfemeiro/a / nutricionista, escolhendo o chocolate que contem menos potássio por porção.

 

Chocolate em pó - colher de sopa (13g)

Potássio - 50,4 mg

Fósforo - 19,9 mg

Chocolate branco - quadrado pequeno (5 g)

Potássio - 14,3 mg

Fósforo - 9 mg

Chocolate em barra, culinária - quadrado (5 g)

Potássio - 19 mg

Fósforo - 8 mg

Chocolate de leite - quadrado pequeno (5g)

Potássio - 21,1 mg

Fósforo - 11,5 mg

Cacau em pó - colher de sopa (13 g)

Potássio - 239,2 mg

Fósforo - 71 mg

 

 

 

 

Fruta da Época

 

 

Nota:

Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (fim de semana) sem fazer hemodiálise.

 

Publicado: Mataloto | 2018-03-07 14:03 Última atualização: 2018-04-09 12:09:17 Fonte: Tags : Alimentação, Doces & Sobremesas
Partilhar:
Cláudia Silva Mataloto

 

A "Fruta da Época", mais do que uma marca e do que uma rubrica no nosso portal, é um estilo de vida que vai conquistar todos aqueles que valorizam uma alimentação saudável, tendo por base a fruta, consumida de preferência na sua época de frutificação.

A fruta pode ser consumida de diferentes formas e não apenas crua. Em pratos salgados, doces ou em bebidas. A criatividade e a sua conjugação com outros ingredientes podem fazer do seu consumo uma agradável experiência, mesmo para quem não seja adepto deste tipo de alimentos, em particular as crianças. As receitas da "Fruta da Época" vão mostrar-lhe que uma fruta não é apenas uma fruta, mas sim uma experiência deliciosa que pode ser partilhada.

Artigos Relacionados
Comentários