Alimentação & Receitas

A infeção do trato urinário na criança é um problema comum. Dado o crescente aumento da resistência aos antibióticos, medidas profiláticas, além da antibioterapia,  assumem importância.

O arando, popular nos Estados Unidos da América, encontra-se associado a questões de saúde do trato urinário.

Pretendeu-se rever a mais recente evidência sobre o arando na criança com infeção do trato urinário e responder a questões sobre composição, mecanismos de ação, dose e segurança.

O arando interfere com fatores de virulência das bactérias, principalmente a aderência bacteriana ao uroepitélio, possui propriedades antioxidantes e confere alívio sintomático da infeção do trato urinário.

Podem ser usados 5mL/kg, até 300mL, por dia de sumo de arando. É desprovido de efeitos colaterais, em ensaios clínicos randomizados e controlados.

Ensaios clínicos heterogéneos, apresentam dados promissores no que diz respeito à profilaxia de infeção do trato urinário como alternativa não-antibiótica.

 

 Dra. Ana Castro Rollo, publicado no Vol. 46, n.o 3 da Acta Pediátrica Portuguesa, «O Sumo de Arando e a sua Utilidade na Criança com Infeção Urinária» 

Publicado: portaldadialise | 2015-07-08 00:00 Última atualização: 2016-09-29 18:27:57 Fonte: Acta Pediátrica Portuguesa; v. 46, n. 3 (2015) Tags : Alimentação, Fruta, Investigação, Pediatria
Partilhar:
Portal da Diálise

"Privilegia informação clara sobre a doença renal, assentando numa base de conhecimentos científicos actualizados"

Artigos Relacionados
Comentários