Alimentação & Receitas

Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.

Uma alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal e exercício físico regular são fundamentais para prevenir a diabetes e a hipertensão arterial, dois factores importantes que podem desencadear a doença renal crónica.

Conhecer a constituição dos alimentos é um fator de máxima importância.

A maioria dos doentes em diálise gostam de comer legumes, como a maioria das pessoas. Mas ao contrário de pessoas saudáveis​​, os doentes em diálise tem que ter cuidado com os tipos de legumes que comem, é perigoso consumir alimentos com muito potássio.

Frutas e legumes que contem níveis de potássio elevado incluem: alcachofra, batata, bróculos, curgete, couve-portuguesa, tomate, couve, alho-francês, espinafres, beterraba, couve-lombarda, couve de bruxelas, damascos, abacaxi, melão, tâmaras, bananas, laranjas, ameixas, passas, melancia, batata-doce e espinafre.

 

Legumes devem ser consumidos no máximo uma vez por dia. 

 

Receita rende para 4 pessoas

Vinagrete de citrinos:

  • 1 laranja (sumo)

  • 1 limão (sumo)

  • 1 rama de funcho

  • 1 colher sobremesa de mel

  • 50 ml de azeite

  • Flor de sal q.b.

  • Mistura de pimentas moídas na altura q.b.

 

Salada

  • 1 bolbo de funcho

  • 1 beterraba  (opte por pepino - opção com menor teor de potássio)

  • 1 alface frisada verde (pequena)

  • 1 alface frisada roxa (pequena)

  • 1 cacho de uvas brancas D. Maria - (12 bagos de uvas - equivalente a 1 porção de fruta)

  • 1 rolo de queijo de cabra (200g) - (opte por requeijão - opção com menor teor de potássio)

 

Modo de Confeção

Prepare o vinagrete com o sumo dos citrinos, a rama de funcho picada, o mel e o azeite. Tempere com o sal e a pimenta.

Lamine o bolbo do funcho e coloque no vinagrete, a marinar, cerca de 10 minutos. Entretanto limpe a arranje as alfaces, lamine a beterraba e fatie o queijo.

Escorra o vinagrete para uma molheira e retire o funcho.

Coloque na saladeira a mistura de alfaces e o funcho e envolva. Disponha a beterraba, o queijo (opte por requeijão - opção com menor teor de potássio) e as uvas. Regue com o vinagrete e sirva. 

 

 

Fruta da Época

 

O mel é um alimento que para além do alto valor energético proveniente maioritariamente de açúcares simples (glicose e frutose), possui também substâncias benéficas ao equilíbrio do nosso organismo. Adicionar mel à sua alimentação diária pode ajudá-lo a satisfazer a necessidade de energia que precisa diariamente. Se é diabético fique a saber que devido ao seu alto teor em frutose, o mel possui menor índice glicémico do que o açúcar.

 

Em geral, os especialistas recomendam uma dieta que contenha, pelo menos, 4700 mg de potássio por dia (pessoa normal). No entanto, a maioria das pessoas com doença renal crónica deve ingerir menos de 1500-2700 mg de potássio por dia.

 

Nota: 

Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (2 dias) sem fazer hemodiálise.

Publicado: Mataloto | 2017-10-20 14:00 Última atualização: 2017-10-20 14:55:29 Fonte: Tags : Alimentação, Receita
Partilhar:
Cláudia Silva Mataloto

 

A "Fruta da Época", mais do que uma marca e do que uma rubrica no nosso portal, é um estilo de vida que vai conquistar todos aqueles que valorizam uma alimentação saudável, tendo por base a fruta, consumida de preferência na sua época de frutificação.

A fruta pode ser consumida de diferentes formas e não apenas crua. Em pratos salgados, doces ou em bebidas. A criatividade e a sua conjugação com outros ingredientes podem fazer do seu consumo uma agradável experiência, mesmo para quem não seja adepto deste tipo de alimentos, em particular as crianças. As receitas da "Fruta da Época" vão mostrar-lhe que uma fruta não é apenas uma fruta, mas sim uma experiência deliciosa que pode ser partilhada.

Artigos Relacionados
Comentários