Calculadora Nutrição

Através da ferramenta de cálculo pode calcular qual o ganho ponderal interdialítico máximo, adequado a si.

 

 

Ganho de peso interdialítico máximo

Introduza o seu peso seco

Kg 0 Kg

 

 

Nota: «Peso seco» e é o peso que o doente teria se os seus rins regulassem devidamente os líquidos no organismo. A estimativa do peso seco é difícil e envolve muitas observações. Um peso seco demasiado elevado e sobreestimado significa hiperhidratação constante. Esta situação pode agravar a regulação geral da pressão arterial, exigindo a prescrição de uma terapêutica anti-hipertensora. Por outro lado, um peso seco subestimado pode causar problemas, como episódios agudos de hipotensão arterial ou hipotensão sintomática em resposta à ultrafiltração. Embora o peso seco do doente possa manter-se bastante constante, também está sujeito a variações que dependem de uma série de factores, designadamente, o estado de saúde geral, o estado nutricional e variações sazonais da quantidade de gordura do organismo. É importante observar o doente quanto a sinais de hipo e hipervolémia. DiaverumCalculadora Nutrição

 

 

Total de líquidos permitidos em 24horas

Volume de urina do dia anterior

mL mL

 

É comum ganhar peso entre sessões de hemodiálise e as causas prendem-se essencialmente com uma grande ingesta de líquidos, nutrição desadequada, sal em excesso e factores psicológicos.

 

Para se realizar a HD é indispensável que se saiba qual é o peso seco da pessoa, de modo a determinar o volume a ser retirado por ultrafiltração (UF). Na maioria dos casos, as pessoas com DRC a realizar hemodiálise urinam pouco (baixa diurese) ou nada, o que proporciona a que os líquidos fiquem retidos no organismo e haja um aumento do peso. É este aumento que deve ser retirado nas sessões de HD.

 

Hipervolémia

A hipervolémia, ou excesso de líquido no organismo pode causar uma série de complicações, algumas mais graves do que outras. É sabido que um aumento de peso >5% do peso corporal constitui um factor de alto risco de complicações, como edema pulmonar e insuficiência cardíaca. Dificuldade respiratória, dificuldade de sono, edema dos tornozelos, mãos e abdómen, olhos papudos, sensação de as pulseiras ou braceletes estarem apertadas, hipertensão ou cefaleias, isso deve-se provavelmente à acumulação de demasiado líquido, pelo que o peso seco pode necessitar de ser reduzido.

 

Peso seco baixo

Os sinais de sede após a diálise, tonturas, hipotensão postural e fadiga pós-diálise podem indicar que perdeu demasiado líquido. Neste caso, talvez seja necessário aumentar o peso seco. Os sintomas interdialíticos também podem indicar que o peso seco está demasiado baixo. Entre estes sintomas contam-se a hipotensão e a sensação de mal-estar durante a diálise: náuseas, vómitos, cãibras, tonturas, sudorese e problemas do fluxo de acesso. 

 

Como decorreu a última diálise?

Ao avaliar o líquido que é necessário perder ou a necessidade de avaliar o peso seco é importante saber como é que correu a última diálise. Sentiu-se mal? Teve problemas em atingir o peso seco prescrito? 

 

Publicado: portaldadialise | 2016-07-10 14:15 Última atualização: 2016-07-10 14:15 Imagem: © Shutterstock
Partilhar: